Registro completo |
Provedor de dados: |
ExtensaoRural
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Cooperation and solidarity as strategic axes in the formation of young people from the countryside: the experience of the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)
Cooperação e solidariedade como eixos estratégicos na formação de jovens do campo: a experiência da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)
|
Autores: |
Mota, Carla Rosane da Silva
Tessmann, Jéssica Moara da Cunha
Krumreich, Fernanda Doring
Bracagioli Neto, Alberto
|
Data: |
2023-10-20
|
Ano: |
2023
|
Palavras-chave: |
Educação do campo
EFASUL
Pedagogia da alternância
Processos formativos
Countryside education
EFASUL
Formative processes
Pedagogy of alternation
|
Resumo: |
This article aims to understand the role of cooperation and solidarity in the training process developed by the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), with young people from the countryside of the Zona Sul Territory of Rio Grande do Sul (RS). The methodology used is qualitative, with characteristics of a case study and the techniques used were: bibliographic research, documental research and participant observation. EFASUL is a community school, guided by the principles of Agroecology, Countryside Education and the Pedagogy of Alternation. The themes of cooperation and solidarity are pervasive throughout EFASUL's pedagogical activities, covering different moments, such as: practices developed in the experimental agricultural area, joint efforts carried out on partner properties, collectives of work for the maintenance and cleaning of environments, the collective construction of agreements, the coexistence of the students during the period they are housed at the school, the holding of circles and assemblies for decision-making, the development of component curriculum “Solidarity Economy and Agricultural Cooperation” and encouragement to students to carry out their professional internships in collective work spaces. In conclusion, cooperation and solidarity serve as strategic axes for a truly differentiated training process, that enable the construction of alternatives for the permanence of young people in the countryside.
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da cooperação e da solidariedade no processo formativo desenvolvido pela Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), junto às/aos jovens do campo do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia empregada é qualitativa, com características de um estudo de caso e as técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Agroecologia, da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância. Os temas da cooperação e da solidariedade perpassam todo o fazer pedagógico da EFASUL, contemplando diversos momentos, tais como: as práticas desenvolvidas na área agrícola experimental, os mutirões realizados em propriedades parceiras, os coletivos de trabalho para manutenção e higienização dos ambientes, a construção coletiva de acordos, a convivência das/os educandas/os durante o período em que estão na escola, a realização de rodas e assembleias para as tomadas de decisões, o desenvolvimento do componente curricular “Economia Solidária e Cooperação Agrícola” e o incentivo às/aos educandas/os para a realização de seus estágios profissionais em espaços de trabalho coletivo. Concluímos que, a cooperação e a solidariedade são eixos estratégicos para um processo formativo realmente diferenciado que possibilite a construção de alternativas para permanência das/os jovens no campo.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/71113
10.5902/2318179671113
|
Editor: |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
|
Relação: |
http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/71113/61738
|
Formato: |
application/pdf
|
Fonte: |
Extensão Rural; v. 30 (2023): Extensão Rural; e71113
2318-1796
1415-7802
|
Direitos: |
Copyright (c) 2023 Extensão Rural
|
|